Algum tempo atrás eu li um livro chamado Tio Me Compra Um Papai. Lembro de ter gostado muto dele, mas como isso fazia muito tempo não lembrava direito da história, então re-li ele a algumas semanas e relembrei do porque tinha gostado tanto dele.
Nome: Tio Me Compra Um Papai
Autor(a): Deurides L. Santos
Editora: Kelps
Ano: 2008
Nº de páginas: 109
Idade que recomendo: Qualquer uma.
É um livro que pode ser lido tanto por crianças de uns 9 ou 10 anos, quanto por adolescentes e adultos. Ele conta a história de um grupo de crianças moradoras de rua, que tinham de 5 a uns 14 anos de idade. Eles moravam em uma construção inacabada em frente a um sobrado de um pintor muito famoso e rico. Essas crianças eram conhecidas como "trombadinhas" e como "cheira-cola". Certo dia, a filha do pintor, Monalisa, que morava em frente à construção decide ir até essas crianças e conversar com elas, brincar, fazer amizade. No começo, elas ficam meio desconfiadas, mas rapidamente ela se torna amiga deles, principalmente de Carlinhos, um garoto de cerca de 13 anos. Monalisa começou a levar comida para eles quase todos os dias e fazer-lhes companhia. Porém sua mãe não gostou da ideia de sua filha se enturmando com esses "ladrõezinhos" e proíbe a garota de visitá-los. Mas com o tempo ela também se comove e resolve ajudar também.
Esse livro, além de ser muito fofo e dar certo para todas as idades, também envolve um pouco de aventura no meio, o que deixa a história ainda mais interessante. Ficamos felizes com o final do livro, queremos continuação, queremos voltar e ler tudo de novo. Tem uma linguagem simples feita para que qualquer um conseguisse entender a mensagem do livro independentemente da idade.
Recomendo muito esse livro, mesmo que você tenha 10 anos, ou 13, ou 30. É uma leitura rápida, e a mensagem compensa o tempo que você passa lendo ele.